Algumas notas importantes.
Ainda que a experiência seja visualmente semelhante à edição Desktop do Ubuntu MATE, a arquitetura é muito diferente. Esta página irá destacar algumas diferenças.
Redimensionando o sistema de arquivos
Seu sistema de arquivos já foi redimensionado.
Após configurar o Ubuntu MATE pela primeira vez no seu Raspberry Pi, o sistema de arquivos estará restrito ao tamanho da imagem original, que é cerca de 3,9 GB. Utilize este botão para redimensiona-lo e ocupar todo o cartão Micro-SD.
Para completar o redimensionamento do sistema de arquivos de seu Raspberry Pi, por favor, feche todas as janelas abertas e reinicie agora.
Software Incompatível
Alguns pacotes disponíveis para o Ubuntu foram escritos e compilados apenas para a arquitetura i386
ou
amd64
Como o Raspberry Pi é baseado em armv7
, esses pacotes não estarão disponíveis para instalação. A depender do pacote, é possível compila-lo você mesmo ou utilizar um port existente.
Incompatível:
Google Chrome
Minecraft (Java Edition)
Adobe Flash
VirtualBox
Compatível:
Chromium
Minecraft: Pi Edition
- QEMU
Atualizações
Por favor não tente tente atualizar seu Raspberry Pi para uma nova versão de distribuição (por exemplo de 15.04 para 15.10), pois o kernel utilizado é o não projetado para isso. Este processo consumirá um longo tempo para terminar e potencialmente encherá o seu cartão SD de forma a não deixar espaço livre algum.
É mais seguro fazer um back up de todos os dados que você deseja manter e resetar o cartão com a nova imagem. Uma tentativa de atualização pode corromper o cartão SD, impedindo o sistema de iniciar ou causando sérios erros.
No entanto, você pode intalar atualizações regulares através das para os seus softwares instalados.
Atualizações de Kernel
O mesmo kernel oferecido pela é utilizado na presente edição do Ubuntu MATE. Como este kernel é entregue como uma bolha "firmware", as atualizações não são distribuídas através do ou apt-get.
Em vez disso, para atualizar o kernel, abra um terminal e execute:
sudo rpi-update
Aceleraçao do Hardware
Atualmente, os aplicativos de acelaração de hardware são não suportado ao contrário . Os aplicativos que dependem de bibliotecas OpenGL ES ou exigem a GPU não serão iniciados.
Para a reprodução de vídeos, a aplicação omxplayer
será capaz de fazer isso e é pré-instalado. Se você estiver olhando para reproduzir arquivos MPEG-2 ou VC-1 de vídeo, em seguida, você precisará das licenças do MPEG-2 e/ou VC-1 do
Habilitar/Desabilitar X11
Para os usúarios que estão olhando para criar seu próprio headless "servidor" usando o Ubuntu MATE, existe um utilitário para alternar o ambiente gráfico.
Para desativar X11 e login através do console:
sudo graphical disable
Para habilitar X11 para restaurar o desktop Ubuntu MATE:
sudo graphical enable
As alterações terão efeito após uma reinicialização.
Notas de Lançamento
Para ler sobre as notas de lançamento e mudanças da versão, visite o site do Ubuntu MATE.
Raspberry Pi é uma marca comercial da .