Informação para Raspberry Pi

Notas importantes.

A experiência visual entre esta versão e a versão para computador é muito parecida, no entanto a arquitectura que está por trás das duas é muito diferente. Esta página descreve algumas dessas diferenças.


A redimensionar o sistema de ficheiros

O sistema de ficheiros já foi redimensionado.

Depois de configurar o Ubuntu MATE pela primeira vez no Raspberry Pi o sistema de ficheiros ficará restrito ao tamanho da imagem de disco original, ou seja 3.9GB. Utilize este botão para redimensionar o sistema de ficheiros e utilizar o cartão Micro-SD completamente.

Por favor feche todas as janelas abertas e reinicie para finalizar o redimensionamento do sistema de ficheiros no Raspberry Pi.


Software Incompatível

Alguns pacotes disponíveis no Ubuntu foram apenas escritos e compilados para a arquitectura i386 ou amd64 . Visto que o Raspberry Pi é baseado na arquitectura armv7, estes pacotes não estão disponíveis para serem instalados. Dependendo do pacote, poderá talvez compilá-los por si ou utilizar uma recompilação compatível que já exista.

Incompatível:
  • Google Chrome
  • Minecraft (Java Edition)
  • Adobe Flash
  • VirtualBox
Compatível:
  • Chromium
  • Minecraft: Pi Edition
  • QEMU

Atualizações

Por favor não tente atualizar o Raspberry Pi para uma nova versão da distribuição (por exemplo atualizar da versão 15.04 para a 15.10), visto que o Kernel do sistema não foi pensado para isso. Este processo vai demorar muito tempo para até estar completo, podendo talvez encher o cartão SD até já não haver mais espaço disponível.

É preferível guardar todos os dados pessoais e voltar a instalar o sistema no cartão com a imagem de disco atualizada. Se tentar instalar a atualização do sistema diretamente pode corromper o cartão SD, impedir que o sistema arranque ou mesmo causar problemas severos no funcionamento deste.

Poderá no entanto instalar atualizações comuns através do sistema de para os pacotes instalados.


Atualizações de Kernel

Esta versão do Ubuntu MATE utiliza a mesma versão do kernel que a disponibilizada pela . Visto que este kernel é distribuído como um conjunto de "firmware" as atualizações não são instaladas pelo sistema de ou apt-get.

Como tal, para atualizar o kernel, abra um emulador de terminal e corra o seguinte comando:

sudo rpi-update

Aceleração por Hardware

Atualmente, aplicações aceleradas por hardware não são suportadas ao contrário de . Aplicações que dependam das bibliotecas OpenGL ES ou que precisem da unidade de processamento gráfico, ou GPU, não vão funcionar.

Poderá reproduzir videos utilizando a aplicação omxplayer que se encontra pré-instalada no sistema. Se precisar de reproduzir videos codificados em MPEG-2 ou VC-1 vai precisar das respectivas licenças que estão disponíveis na


Activar/Desactivar Sessão Gráfica (X11)

Para utilizadores que queiram criar um "servidor headless" com o Ubuntu MATE foi criada a funcionalidade necessária para activar ou desactivar a sessão gráfica.

Para desactivar a sessão gráfica X11 e entrar no sistema através da consola:

sudo graphical disable

Para activar a sessão gráfica X11 e restaurar o ambiente de trabalho MATE:

sudo graphical enable
As alterações terão efeito quando reiniciar.


Notas de Lançamento

Poderá encontrar todas as alterações ao sistema e as notas de lançamento respectivas a esta versão no website do Ubuntu MATE.


Raspberry Pi é uma marca registada da .